C-ORAL-BRASIL - Menu
english
logo C-ORAL-BRASIL

Início O projeto Coordenadores Equipe Livro Corpora Multimídia Publicações Eventos Links úteis Contato

C-ORAL-BRASIL I:
Corpus de referência do português brasileiro falado informal

Instruções para o uso do DVD


1) Introdução ao DVD "C-ORAL-BRASIL I"

O DVD "C-ORAL-BRASIL I" contém uma grande quantidade de dados em arquivos de diferentes formatos: wav, rtf, xml, pdf, txt, csv e xls distribuídos em cinco pastas principais:

1. MultimediaCorpus
2. Textual Corpus
3. Appendix
4. PoS-Tagged-Corpus
5. Book

Os arquivos de especial relevância se encontram na pasta "1. MultimediaCorpus" e referem-se aos arquivos que constituem a seção informal do corpus C-ORAL-BRASIL. Estes arquivos são especialmente delicados, por se tratarem dos arquivos de alinhamento texto-som. Os arquivos em formato “xml” dentro desta pasta só podem ser abertos apropriadamente através do software WinPitch, que permite uma grande quantidade de estudos, mas que pode ser um pouco instável em algumas versões.

1º) Copie a pasta "1. MultimediaCorpus" para o disco rígido do seu computador, para um disco rígido externo ou para um pendrive com pelo menos 6GB de espaço livre. Recomendamos que a cópia seja feita utilizando um bom leitor de DVD para evitar que arquivos copiados sejam corrompidos.

2º) Instale, em seu computador, o software WinPitch Pro, que pode ser obtido online na página da Pitch Instruments. Uma vez instalado, o aplicativo funciona por 30 dias sem necessidade de inserir um código de verificação. Após este período, o aplicativo só funciona se for inserida a chave do produto.

Para obter uma chave de ativação, envie uma solicitação por email fornecendo a o código de identificação (ID) da sua instalação do WinPitch Pro. Este código aparece na janela de verificação que se abre após a solicitação de instalação da licença.

license

Um manual com instruções básicas para operação do Winpitch (em inglês) pode ser obtido neste link. Algumas instruções podem variar dependendo da versão do aplicativo que está instalada no seu computador.



2) Como lidar com possíveis problemas

Na eventualidade de o DVD apresentar defeito de fábrica, não sendo possível acessar arquivos, procure identificar os arquivos que não podem ser acessados e/ou copiados para o disco rígido e guarde o DVD defeituoso.

Entre em contato com Tommaso Raso através do endereço tommaso.raso@gmail.com e informe os problemas encontrados.

Aparente problema na vizualização da transcrição através do WinPitch Pro

Se, ao abrir o arquivo de alinhamento, o texto transcrito não aparecer na tela mesmo depois que o áudio já tiver sido carregado, é preciso clicar no botão “Text + anno” ou “regenarate text” (em versões lançadas antes de 2010). Veja imagens abaixo.

problem

Ao clicar no texto de um enunciado na tela “Align”, você deverá ouvir o áudio correspondente ao enunciado selecionado. Caso o áudio não toque ou não corresponda ao texto selecionado na tela "Align”, clique em “Text + anno” ou “regenarate text” (caso sua versão seja anterior a 2010).



3) Conselhos úteis

Aconselhamos o usuário a fechar completamente o WinPitch Pro e iniciá-lo novamente toda vez que desejar trabalhar com um novo alinhamento.

Também recomendamos que sejam deletados eventuais arquivos temporários da pasta que contém os arquivos de alinhamento. Estes arquivos são gerados pelo próprio aplicativo quando alguma modificação é realizada no alinhamento.

Algumas vezes é possível que os colchetes que sinalizam quebras prosódicas de tipo "retracting" não apareçam na transcrição exibida na tela "Align". Como referência deve ser utilizada a transcrição em formato "txt" disponível na pasta "2. Textual corpus".

Muito raramente pode ocorrer que o texto visualizado na tela de alinhamento em determinado enunciado não corresponda ao trecho de áudio efetivamente escutado, devido ao aplicativo ter simplesmente replicado o conteúdo textual de outro enunciado. Nestes casos, recomendamos conferir o texto da transcrição disponível na pasta "2. Textual Corpus" para sanar qualquer dúvida.


Veja também

Conteúdo do DVD