logo C-ORAL-BRASIL

Para acessar os arquivos de alinhamento (.xml) é necessário utilizar o software WinPitch (Martin, 2004), disponível para download no site WinPitch O download libera o uso do programa durante 30 dias, acabados os quais será necessário utilizar uma chave de acesso para poder continuar utilizando o software. Envie um e-mail para Philippe Martin em info@winpitch.com informando o código ID fornecido pelo próprio programa no ato da instalação, e receberá a chave de acesso.

Carregando os arquivos de alinhamento no WinPitch

1) Inicie o programa. No menu “File”, selecione a opção “Alignment file...”:

step 1

2)Na janela de carregamento, selecione a pasta onde o minicorpus de Inglês Americano foi salvo em seu computador:

step 2

3) Selecione o arquivo de alinhamento que deseja abrir:

step 3

4) O programa perguntará “Do you want to retain layer ‘Nome_do_falante’ for text entry?”. Selecione a resposta “Yes” para cada falante do arquivo (o programa repete a pergunta para cada um):

step 4

5) Se a janela de texto não abrir automaticamente, selecione o menu “text Align” no canto direito superior, e clique no botão “Hide/Show” no menu inferior esquerdo:

step 5

Este tutorial é válido para a versão WinPitchW10. Pequenas diferenças no procedimento descrito acima poderão ocorrer usando outras versões. Se tiver problemas, acesse este Manual do usuário básico de WinPitch.(em Inglês)